quinta-feira, 18 de abril de 2013

SITUAÇÃO QUE SE REPETE EM QUASE TODO O CEARÁ


apeoc chorozinho 08012013.pPrefeitura de Chorozinho libera hoje (12/04/2013), o pagamento referente a 74,43% da remuneração de dezembro de 2012.
Esse valor refere-se ao total deixado em conta do FUNDEB em 31 de dezembro de 2012.
A efetivação desse compromisso de pagamento ocorreu mediante demonstração de força e consciência da categoria, considerando também o grande esforço do Prof. Reginaldo Pinheiro (Vice-Presidente do Sindicato APEOC) e dos dirigentes sindicais do Sindicato APEOC em Chorozinho (Alessandro Carvalho, Alexsandro Costa e Cleilson Coelho).

Confira a retrospectiva dos acontecimentos que culminaram com  a quitação desse valor:
No dia 08 de janeiro de 2013 a Comissão Municipal do Sindicato APEOC formalizou uma reunião com a Sra. Cristiane Couto, secretária de educação do município, a fim de negociar o salário de dezembro, o qual não foi pago pela antiga administração pública de Chorozinho. Na ocasião, a comissão ouviu da senhora secretária que a administração tinha a intenção de pagar. No entanto, não houve nenhum comprometimento.
Posteriormente, com a pressão exercida em Assembleia Sindical dos servidores da educação, a prefeitura assinou acordo com o Sindicato APEOC firmando o pagamento de tal débito entre os dias 19 e 22 de fevereiro, acordo este descumprido pela prefeitura.
Com esse novo fato, o sindicato começou a tomar uma nova postura, sendo votado e aprovado em Assembleia indicativo de greve. Vale ressaltar que tal assembleia, realizada no dia 01 de março de 2013, aglomerou mais que 60% do quadro efetivo de professores do município, além de vários outros profissionais e civis sensíveis a causa sindical.
Em meio ao iminente problema a Prefeitura Municipal de Chorozinho voltou a negociar, firmando um novo acordo de pagamento. A Câmara Municipal, por sua vez, aprovou o projeto de parcelamento da dívida da seguinte forma: pagamento do débito em 10 parcelas, sendo a primeira de 74,43% do montante (recurso que ficara de 2012 e que deveria ser pago junto com a remuneração de março) e o restante, 25,57%, dividido em nove parcelas iguais e subsequentes ao pagamento da primeira parcela.
Finalmente a confirmação do pagamento ocorreu hoje, dois dias após o pagamento do mês de março, motivo pelo qual ainda gerou movimentação do sindicato e dos servidores que se depararam com mais uma quebra de acordo (já que o que se firmou foi o pagamento junto com a remuneração do mês de março). Mediante a essa forte movimentação foi que a Prefeitura efetivou a quitação da primeira parcela do débito de dezembro de 2012. Informamos ainda que estaremos acompanhando a quitação das demais parcelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário